Saiba Quais São os Concursos Públicos Menos Concorridos

 

Student filling out answers to a test with a pencil.

Descubra quais são os concursos públicos menos concorridos do Brasil.

O candidato que almeja ingressar no serviço público deve entender que seja qual for o concurso pretendido, a conquista da vaga não será fácil, porém o concurseiro precisa entender que seu maior concorrente é ele mesmo.

Mesmo sabendo disso, você já se perguntou quais os concursos menos concorridos?

No geral, concursos municipais, principalmente em prefeituras do interior do estado, são menos concorridos. É comum encontrar concurseiros que não passam em concursos na capital, mas conseguem aprovação em cidades do interior do estado. Para quem não tiver problemas com deslocamento, é uma boa opção.

Você tem dúvidas se deve fazer provas para cargo de nível médio ou superior? Se for analisar a concorrência, cargos de nível médio são mais concorridos do que cargos de nível superior, por sua vez, cargos de nível fundamental algumas vezes  são mais concorridos que cargos de nível médio.

Engana-se quem acredita que os concursos públicos de nível médio são os mais fáceis de serem aprovados. Geralmente a demanda de candidato por vaga é grande e há muitos profissionais que possuem uma qualificação superior à exigida.

Outra questão é a quantidade de vagas. Quanto menor for a quantidade de vagas, menor será a concorrência, pois muitos candidatos ainda possuem receio de tentar concursos com poucas vagas, por acreditarem que terão menos chances de conseguir a aprovação. Concursos para cadastro de reserva também costumam afastar os candidatos, que preferem tentar concursos onde seja garantida a chamada de todos os aprovados.

Quem possui curso técnico completo também pode tentar uma vaga em concursos para cargo técnico, e a concorrência nesses cargos costuma ser baixa, em média 30 pessoas para 1 vaga, o que para um concurso público é considerada uma concorrência baixa. É cada vez maior a quantidade de pessoas que decidem ingressar na carreira pública, portanto seja qual for o concurso, a concorrência sempre vai existir e é importante que o concurseiro não tenha medo dos números, afinal muitos candidatos não estudam, outros faltam e há aqueles que ficam tão nervosos e o desempenho é bem abaixo do esperado.

Estude, controle o tempo, não se preocupe com concorrência e mantenha a tranquilidade que todos esses fatores vão ajuda-lo a conquistar sua vaga.

Dicas Para Passar em Concursos Públicos

  • Paneje – escolha o cargo desejado e consulte os editais anteriores para se informar.
  • Estude – trace um objetivo, dedique um horário e o cumpra diariamente.
  • Motive-se – não perca o foco, estude todos os dias e, se falhar, não desista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *