Práticas Úteis Para Manter Super Focado na Única Coisa

Práticas úteis para se manter super focado

Manter focado em uma tarefa que é prioridade é vital para o seu sucesso. Mas ele não vem facilmente quando você está sobrecarregado com distrações diárias, uma longa lista de coisas a fazer e vários projetos que exigem sua atenção.

Manter o  foco não é tão fácil quanto parece. Na verdade, é difícil até demais.

Nosso resultado vem da atenção que conseguimos dar às nossas tarefas e, principalmente na capacidade de manter o foco sempre que precisamos.

Dito isso, obviamente todo mundo quer ser mais focado, não é mesmo?

7 ESTRATÉGIAS PARA SE MANTER SUPER FOCADO

1 – Aprenda a dizer não

Seja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. Escolha deliberadamente o que você vai fazer e coloque em sua lista de afazeres. O seu tempo é o seu bem mais precioso.

Esqueça os objetivos que não lhe servem mais. Aprenda a delegar ou atribua tarefas que não são mais o seu foco e que já não fazem mais parte de suas prioridades.

Abrir mão das tarefas que não são importantes para seus objetivos é tão importante quanto saber quais tarefas você precisa fazer.

O ideal é que você encontre 3 tarefas essenciais para completar durante o seu dia, ou 3 objetivos que precisam ser cumpridos durante a semana. Quando alguma tarefa não faz sentido para você, não tenha medo de dizer “não, obrigado”.

Isso vai lhe dar mais tempo e espaço para se comprometer com coisas que realmente importam.

aprenda-dizer-nao-600x600

Quem faz tudo para todos, não consegue se manter produtivo.

2 – Ensaie mentalmente sua tarefa

Visualize o processo ideal, em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados. Imagine-se realizando uma tarefa brilhante e com facilidade.

Veja-se superando os obstáculos e as manobras que precisa para conseguir isso.

Como você vai se sentir quando as coisas estiverem concluídas? Estará feliz com a nova conquista? Animado com novas perspectivas? Use essas vibrações positivas para se inspirar e manter focado e inspirado.

3 – Mantenha sua energia para cima

Quando você está em um estado de realização de tarefas, é revigorante permanecer dentro delas.

Mas, quando você se força a manter o foco, você fica esgotado e prejudica a sua criatividade e produtividade. Intervalos irregulares entre as tarefas de 5 a 15 minutos podem fazer maravilhas com a sua produtividade.

Dê uma caminhada, converse com um amigo, coma um lanche, ou tome um pouco de ar para deixar que o seu cérebro se sinta melhor.

Sem renovação consistente e rejuvenescimento, é difícil ficar alerta e manter o foco. Defina uma rotina regular e tenha uma boa noite de sono para evitar o cansaço excessivo.

Afaste-se da tarefa quando o seu interesse nela começar a diminuir. Volte para ela quando você tiver reabastecido a sua energia.

4 – Não seja multitarefa

Fazer várias coisas ao mesmo tempo ou mudar rapidamente entre as tarefas é o oposto de ser focado. Portanto, escolha uma tarefa importante e se envolva totalmente com ela.

Antes de passar para a próxima coisa, faça uma pausa intencional, respire fundo e agradeça pelo que você acabou de realizar.

Se você se sente muito cansado com uma tarefa, você pode definir um alerta para realiza-la em blocos de 15 a 20 minutos, alternando com uma pausa para esvaziar a mente.

Por exemplo, escute seus recados, faça ligações telefônicas e arquive seus documentos em tempos designados e alternados.

multitask-600x300

Se você fizer, ou tentar fazer tudo, não vai conseguir fazer nada.

5 – Aumente sua força de vontade

Foco exige autocontrole e a capacidade de resistir às tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo. Por isso, yoga e meditação estão entre as formas mais eficazes para aumentar a sua força de vontade.

Estas práticas conscientes nos ajudam a ter consciência do que precisamos fazer, independente dos nossos pensamentos e emoções.

Não precisamos acompanhar todo pensamento e emoção. Podemos simplesmente nos sentar com nossas ideias e pensamentos sem nos deixar ser levados por eles.

Aprimorar nossa força de vontade vai nos ajudar a manter o foco em vez de nos distrair com a vibração mental e sentimentos indesejados.

6 – Crie o foco automático

Desenvolva hábitos regulares e rotinas simples para fazer uma tarefa mais naturalmente. Separe as ferramentas que você precisa para complementá-la e escolha um horário específico a cumprir.

Configure lembretes para trabalhar com as tarefas no prazo determinado e recompense a si mesmo quando conseguir atingir suas metas.

Quando agir faz parte da sua rotina, resistimos menos. Isso ajuda a preservar o seu espaço, energia e atenção para as tarefas mais difíceis que não são facilmente automatizadas.

Independente do que acontecer,  mantenha-se  focado.

7 – Crie um ambiente favorável

Interrupções constantes e distrações desnecessárias tiram completamente o seu foco. Organize seu espaço de trabalho para desencorajar visitas não programadas.

Conecte seu fone de ouvido e escute uma música suave, ou alguma que faça você se sentir mais produtivo. Depois disso vá para um lugar mais calmo, se você não conseguir manter longe das brincadeiras de outras pessoas a seu redor.

Se você deseja concluir um projeto desafiador, desligue seu telefone, e notificações de todos os seus dispositivos. Caso se sentir tentado a ficar olhando seu telefone a todo momento, desligue a internet, ou desligue-o.

Otimize o seu ambiente para ter foco.

Combine práticas para ser super focado

Usar a combinação dessas práticas diárias vai ajudar você a superar a sobrecarga interna e reduzir as distrações. Reveja o que funciona para você.

Aproveite para usar também suas práticas prediletas de concentração e produtividade para ajudá-lo a manter o foco em suas tarefas. Quanto mais práticas boas para manter focado, melhor será o resultado final.

foco-600x375

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *