Método Pomodoro Proporciona Produtividade nos Estudos Para Concurso Público

Método Pomodoro1 318x159

Dedicação e eficiência são dois pontos essenciais para todos aqueles que querem se dar bem nos estudos, seja para concursos públicos ou para vestibulares. Mas, como conseguir se concentrar com as notificações do celular chamando a toda hora? Sem dar aquela conferida nas redes sociais? Um dos sistemas mais utilizados para alcançar esses bons resultados é simples e não custa nada. Conheça o “Método Pomodoro” que pode auxiliar em uma maior produtividade nos estudos.

 

O Que é a Técnica Pomodoro e Como funciona?

 

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo. A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos.

Na prática, a Técnica Pomodoro consiste em trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro. Cada pomodoro tem 25 minutos, durante os quais você tem que trabalhar em uma única tarefa, sem interrupções. No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodoro, você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos.

Os objetivos da técnica são:

  • Aumentar sua concentração
  • Aumentar sua produtividade
  • Diminuir as interrupções
  • Aprender quanto tempo você demora em cada tarefa
  • Aliviar sua ansiedade

Como Funciona a Técnica Pomodoro

1. Cria-se uma lista de tarefas no começo do dia

No começo do seu dia de trabalho ou estudo, crie uma lista de tarefas que você quer executar durante o dia. A lista deve ser dividida em duas seções: “Tarefas Planejadas” e “Não Planejadas”. Como você vai fazer essa lista não é muito relevante. Você pode utilizar um caderno, um app de celular, um arquivo Excel, fica a seu critério.

2. Executa-se as tarefas

Escolha uma tarefa, cronometre 25 minutos (1 pomodoro) e comece a trabalhar nela. Depois que o pomodoro terminar, faça uma pausa de 5 minutos, a sugestão mais indicada é que você se levante e faça algum exercício, como caminhada ou alongamento, mas vale qualquer outra coisa que ajude a relaxar.

Deixe para continuar trabalhando nela no próximo pomodoro.

Depois que você terminar a tarefa é só riscá-la da lista.

A cada quatro pomodoro, você deve fazer uma pausa de 15 a 30 minutos ao invés de 5 minutos.

Método Pomodoro4

Uma das regras mais importantes da Técnica Pomodoro é que você deve evitar e gerenciar as interrupções que acontecem durante os pomodoro. Existem dois tipos de interrupções que você precisa gerenciar: internas e externas.

As interrupções internas são todas aquelas que partem de você, por exemplo: você lembra que precisa telefonar para alguém, sente vontade de pedir pizza ou lembra que precisa tomar remédio. Todas as interrupções internas devem ser deixadas para depois, a não ser que seja de extrema urgência. Sempre que acontecer uma interrupção interna, você deve anotar a tarefa relacionada na seção de tarefas “Não Planejadas”.

As interrupções externas são todas aquelas que partem do ambiente, por exemplo: o colega pede uma informação, o telefone toca, chega um novo email.  Todas as interrupções externas também devem ser deixadas para depois, a não ser, claro, que seja de extrema urgência.

Segundo o Francesco Cirilo, a maioria das interrupções pode ser deixada para depois porque dificilmente alguma coisa é tão urgente que não pode esperar um pomodoro terminar. Por exemplo, se você receber uma ligação aos 17 minutos de um pomodoro, você pode terminar o pomodoro e retornar a ligação depois, porque 8 minutos vão fazer pouca ou nenhuma diferença. Por outro lado, parar a tarefa no meio pode fazer com que você se distraia com outras coisas. Além disso, existe o tempo para retomar a tarefa que acaba sendo perdido.

Todas as tarefas não planejadas devem ser executadas seguindo o mesmo sistema das tarefas planejadas.

A Técnica do Pomodoro tem algumas outras regras:

  • Apenas uma tarefa deve ser realizada em cada pomodoro.
  • Um pomodoro não deve ter menos de 25 minutos. Se você terminar antes, deve revisar a tarefa até o final do pomodoro.
  • Um pomodoro não deve ter mais de 25 minutos. Mesmo que você sinta que faltam apenas alguns minutos para o término da tarefa, ainda assim deve realizar a pausa e terminar a tarefa no próximo pomodoro.
  • Um pomodoro interrompido deve ser anulado, independente do momento em que foi interrompido.

 3. Aprende-se com os resultados

Depois de alguns dias usando a técnica, você conseguirá extrair algumas informações para melhorar seu desempenho. Com os resultados, você deve tentar:

  1. Aprender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa
  2. Entender o que te distrai recorrentemente
  3. Descobrir quais são as principais interrupções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *