Concurso Público Menos Disputado

Gabarito Com resolução alta 20 3052x2370

Todos os anos são publicados diversos editais, com processos seletivos em diversas áreas de interesse e escolaridade. Para aqueles que sonham em fazer concurso público, mas temem a concorrência acirrada, a dica é procurar quais são os exames menos procurados no país. Mas por onde começar?

 

Escolaridade

Cada concurso pode exigir m nível diferente de formação. Exames direcionados ao público com Ensino Superior tem uma quantidade muito menor do que destinados ao nível médio.

Por sua vez, os editais destinados aqueles que possuem grau completo têm concorrência menor em relação àqueles que são oferecidos apenas para os que têm Ensino Fundamental. À medida que o tamanho do conhecimento aumenta menos pessoas se einscrevem para a prova.

 

Órgão

Outro fator determinante para a quantidade de pessoas inscritas é que tipo de órgão do governo ele é. Concursos federais são os mais procurados, seja pelos salários, benefícios ou localidade. Logo depois, vêm os cargos estaduais. Por último, são os municipais.

Oportunidades destinadas àqueles que possuem curso técnico também são uma opção para quem busca menor competição. Geralmente, os cargos têm, em média, 30 pessoas para uma vaga.

 

Área de Planejamento

A área de Planejamento, Gestão e Controle, do Tribunal de Contas da União (TCU), possui uma quantidade pequena de vagas e uma procura bem menor do que a normal. Além disso, os salários são generosos e ainda contam com alguns benefícios.

Rio de Janeiro e São Paulo (e apenas nessas regiões) são os locais de trabalho oferecidos. A função básica a ser executada está ligada a administração pública. Não há grande demanda de pessoas, por isso, há poucos funcionários na equipe. O foco está realmente muito mais ligado ao planejamento do que na execução.

 

Mais Concorridos

Dentro os cargos oferecidos anualmente, os mais disputados são:

  1. Senado Federal: Na última edição do concurso, foram registradas 157.939 inscritos para 246 vagas disponíveis.
  1. Receita Federal: Na última edição do concurso, foram registradas 158 mil inscritos para 150 vagas dentre os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário.
  1. Tribunal de Contas da União (TCU): Na última edição do concurso, foram registradas 28.769 inscritos para 29 vagas de nível médio e quase 11 mil inscritos para as 70 vagas de nível superior.
  1. Ministério Público da União: No último concurso, em 2010 mais de 750 mil inscritos concorreram a 590 vagas para os níveis médio e superior.
  1. Polícia Federal: No último concurso, foram confirmadas quase 120 mil inscrições para preenchimento de 600 vagas.

 

Menos Concorridos

  1. Concursos voltados para as áreas de planejamento, gestão e controle são considerados os primeiros do topo de baixa concorrência.
  1. Bndes – Exige formação bastante específica para cada cargo e a seleção é para cadastro de reserva.
  1. Ancine / Aneel / Anatel –  Os concursos de agências reguladoras costumam ser de pouco concorridos, pois exigem formação em curso superior e também conhecimento do poder executivo, como diversas leis específicas, o que afasta muitos participantes.
  1. Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro – São oferecidas poucas vagas, o que leva a um desânimo no momento da inscrição já que as pessoas temem em ser um concurso excessivamente concorrido.
  1. Agência Nacional de Águas– O cargo oferecido é de consultor, exigindo conhecimentos avançados em determinados tópicos.
  1. Finep – Inúmeras exigências do edital levam a um número reduzido de interessados.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *