7 Dicas Simples Para Enfrentar o Nervosismo Próximo ao Dia da Prova

Você que esta se preparando para uma prova importante como concursos, vestibulares, exames da OAB, confira  nossas dicas para enfrentar o nervosismo nos dias que antecedem o dia da prova

 Todo mundo que já fez uma prova importante como concurso público, exame da OAB e algum vestibular, sabe que quando começa a chegar perto da prova o nervosismo chega junto, muitas pessoas são tão afetadas pela ansiedade que acabam prejudicadas na prova, quem não tem um amigo que estuda muito e não consegue passar?  Quem nunca teve um branco na hora da prova? O nervosismo pré-prova pode ser a resposta para essas questões, veja as melhores dicas para se preparar psicologicamente para a sua prova.

Nervosismo pré-prova

meditando

1 – Descansar a mente e se distrair

Segundo a psicóloga Ana Paula Huber, o candidato deve se distrair nos dias anteriores a prova, claro que sem excessos:  “É importante descansar a mente e se distrair, sem excessos. A cobrança é um fator que contribui muito para aumentar o nervosismo. Procure pensar em outras coisas e encarar a prova como fazendo parte de mais uma etapa, como tantas, que terá que enfrentar daqui para frente, e não como a sua única chance ou dar conta de todo o investimento que foi feito”.

2 – Leitura

Mirian Paura professora de pós-graduação UERJ sugere que o candidato leia as últimas manchetes dos jornais,  “Eu sugiro que o aluno leia, pelo menos, as manchetes dos jornais com as últimas notícias que estamos vivenciando para se manter informado. Depois, é importante descasar e relaxar”.

3 – E se der um “Branco”?

A professora Mirian Paura sugere, “Respire profundamente, peça permissão para sair da sala e beber um copo de água e, ao retornar, comece a ler desde o início. Assim terá mais força e maior concentração”.

4) Não estudar matérias novas na véspera

O candidato não deve estudar novas matérias dias antes da prova, “Não adianta atirar para todos os lados nos últimos dias. Deve-se passar por temas recorrentes de provas anteriores, como a crase, por exemplo, para se certificar de que aquilo está consolidado na mente”.

5) Roupas confortáveis

O uso de roupas confortáveis, “O candidato tem de ir com uma roupa que o deixe confortável quando ele estiver na sala de aula e que contemple possíveis mudanças de temperatura, tanto para o frio como para o calor, não existe nada pior que o desconforto, desconcentra e muito”.

6) Mude de ambiente

“Geralmente o candidato já se preparou por um longo tempo, e se ele for estudar nos últimos dias, vai reparar mais naquilo que ele não sabe e isso aumenta a tensão. Por isso, é necessário procurar fazer coisas que dá prazer para deixá-lo tranquilo”. Se o candidato acha necessário estudar ainda mais nos dias anteriores procure evitar conteúdos novos.

7) Seja otimista e acredite

A psicanalista e neurocientista Nancy Azevedo Cavaco, diz que o candidato precisa acreditar em si mesmo e que vai fazer uma boa prova, “O candidato tem que se comportar como alguém que tem capacidade para passar porque se ele pensar que vai ter dificuldades num determinado setor essas dificuldades acabam acontecendo por associação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *