10 Objetos Indispensáveis Que Vão Turbinar Seus Estudos Para Concurso

10-objetos-concurso

De maneira geral, em se tratando de organização, quanto menos você utiliza, é mais difícil que a bagunça e a falta de foco ocorra. Porém, nos estudos para Concurso Público há alguns objetos básicos, fundamentais, que vão evitar que você se distraia e vão qualificar a sua preparação.

Selecionei 10 objetos que são indispensável para estudar, pois tê-los à disposição ajuda a não precisar levantar da mesa de estudos para não interromper a concentração e que colaboram com o registro daquilo que é importante para consultas posteriores.

Confira abaixo quais são os 10 objetos e como  utilizar no dia-a-dia.

1 – Marca Texto

marca-texto

Um Marca Texto é fundamental para destacar as partes essenciais de uma apostila ou livro. Se você tiver que ler todo o conteúdo sempre que for fazer uma revisão para algum concurso ganhará muito tempo se isso foi feito na leitura anterior.

O Marca Texto ajuda você a perceber quais partes do conteúdo são prioritários e possuem frases ou palavras chave para a compreensão do assunto.

2 – Quadro

quadro

Posicione um quadro (pode ser de giz ou de pincel atômico) de tamanho médio na frente da sua mesa de estudos. Nele você vai anotar fórmulas, palavras-chave e expressões que você precisa consultar sempre que está estudando.

Consultar livros a todo o momento é desgastante e tira a concentração, por isso, use um quadro. Também é importante escrever no quadro as metas de estudo no dia.

3 – Post-it

post-it

Post-it são aqueles papeizinhos retangulares coloridos, com uma pequena linha de cola no fundo. São ótimos para lhe lembrar de ações necessárias durante os estudos (lembre-se: concurseiro não confia na memória!).

O legal dos post-it é que eles podem ser colados até mesmo em livros, sem estragar as páginas. Isso facilita lembretes como àqueles que você quer “indicar” para pesquisar algo que não entendeu em determinado assunto.

4 – Canetas Coloridas

canetas-coloridas

Essa dica é bem pessoal que pode ajudar algumas pessoas

Tente usar canetas coloridas destinando cada cor a um tipo específico de anotação. Por exemplo: anotações verdes são aquelas que expressam seu entendimento sobre o que leu; anotações pretas são dúvidas que ficaram após a leitura; anotações vermelhas são aquelas que indicam algo essencial para o dia da prova.

Se organizando assim você vai poupar bastante tempo em consultas posteriores.

5 – Tablet (sem internet)tablet

Não adianta: em algum momento você vai precisar consultar livros e referências externas ao que está lendo no momento.

Que tal ter toda uma biblioteca em um tablet? Além de ser mais barato é mais fácil de fazer buscas e você não terá livros amontoados na sua mesa de estudos. Fora a facilidade que alguns aplicativos (dicionários, tradutores etc) oferecem.

Basta desconectar da internet, excluir jogos e aplicativos impertinentes e aproveitar os benefícios dessa tecnologia.

6 – Caderno de matérias

caderno

Use o poder das canetas coloridas citado acima, para organizar um caderno com suas anotações preciosas. É importante que ele esteja dividido por disciplinas, para evitar bagunça.

Ao anotar pontos importantes você fixa melhor o assunto e garante um recurso fantástico para futuras revisões

7 – Luminária

luminaria

Cansaço, dor de cabeça e falta de concentração são sintomas de problemas com sua iluminação. Sugiro que tenha uma boa luminária por perto quando for estudar.

8 – Garrafa de Água

agua

Deu sede enquanto está no meio daquele assunto que exige toda a sua concentração? Tenha a seu lado uma garrafa com água para evitar levantar e se distrair.

Além disso, estar hidratado ajuda o funcionamento do cérebro e o seu desempenho nos estudos.

9 – Cadeira Presidente/Diretorcadeira

Esse certamente é um dos itens sugeridos mais importantes. Tenha urgentemente uma cadeira que regule a altura, que seja giratória e possua encosto móvel, além de ser bem acolchoada.

Esses elementos vão acabar com o desconforto durante seus estudos, evitando inclusive que você tenha lesões por esforços repetitivos (LER).

Ao estudar para concurso em uma cadeira dura, imóvel e desconfortável você pede para não aprender nada.

10 – Símbolo

bussola

Sempre que estudar coloque uma bússola do lado. Quando perder o foco e enxergá-la ela te dirá: “volta para o seu norte!”.

Escolha seu objeto e a mensagem que ele deve passar para você, e faça com que ele seja seu disciplinador durante os estudos.

Agora você já sabe quais são os 10 objetos que são indispensáveis  no estudo para Concurso Público. São eles: Marca Texto; Canetas Coloridas; Quadro; Tablet; Garrafa de Água; Post-it; Caderno de matérias; Luminária; Post-it; Cadeira Diretor/Presidente e um Objeto simbólico.

Essas são as utilidades de cada um desses objetos, que no geral evitam a quebra da concentração e qualificam os estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *